1a) Conclusão das PARAMETRIZAÇÕES necessárias para atendimento do Lei Complementar 214 e respectivas Notas Técnicas: Versão 08.25 que será disponibilizada em 01/09/25.
2a) Entrega do Manual de Operação do Pangéia como apoio aos Usuários na parametriação e operação das novas regras fiscais: 25/09/25
3a) Entrega das funcionalidades e cálculos exigidos pela Lei Complementar 214 ficando disponível para uso/teste dos Contribuintes obrigados a partir de 01.01.26: Versão 09.25 que será disponibilizada em 01/10/25.
O Pangéia está sendo desenvolvido para atender ambas legislaçoes (a anterior e da reforma fiscal). Teremos uma versão única para os 2 ambientes fiscais.
Nenhuma obrigação para 2026
Terão que atender as regras para a NFe, NFCe, CTe e NFSe a partir de 01/01/26.
IBS (Imposto sobre Bens e Serviços): Substituto do ICMS e ISS.
CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços): Substituto do PIS e COFIS.
IS (Imposto Seletivo: Voltado a produtos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente (ex: bebidas alcoólicas, cigarros, combustíveis fósseis), substituindo parcialmente o IPI).
Tributação Monofásica: Consiste em aplicar uma única vez o tributo devido em toda cadeia de um produto ou serviço. Foi desenvolvida para facilitar a aplicação dos impostos, passando o imposto para ser recolhido uma única vez na cadeia facilitando assim o recolhimento e também a fiscalização por parte do Fisco.
CEST (Código Especificador da Substituição Tributária): Código numérico utilizado para identificar e classificar produtos e mercadorias sujeitos à Substituição Tributária do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).
NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul): Código utilizado para identificar a natureza de um produto. Ele é uma classificação internacional adotada pelos países do Mercosul e tem como objetivo facilitar o comércio entre essas nações. O NCM é composto por oito dígitos e permite identificar a categoria e a origem dos produtos.
NBS (Nomenclatura Brasileira de Serviços): É um sistema de classificação de serviços e operações que geram variações no patrimônio, usado no Brasil para padronizar a descrição desses serviços.
NFCI (Ficha de Conteúdo de Importação): Documento fiscal obrigatório no Brasil para empresas que industrializam produtos com insumos importados.
Atualizar e parametrizar sistemas; oferecer módulos de transição;
Interpretar normas; orientar escolhas tributárias; manter escrituração precisa; treinar equipes.
Escolher regime fiscal; manter documentação; ajustar processos internos; investir em conhecimento e tecnologia.